13/01/2025

quem toma tempo não devolve

bom dia. mais que uma simples segunda-feira, encare esse novo dia como um grande presente, como uma folha em branco, e lembre-se: quem toma seu tempo, não pode devolvê-lo.

NA EDIÇÃO DE HOJE

⏰ TikTok pode realmente ser banido nos EUA

🛂 Moraes tem semana para decidir viagem de Bolsonaro

🍎 Apple quer manter políticas de inclusão

👶 Filtros e as cirurgias estéticas para adolescentes

🫰 Cultura das gorjetas em queda

🇧🇷 Número de moradores de ruas cresce 25% YoY

🎙️ Você também pode ouvir a edição de hoje, clicando aqui.

Segunda-feira, 13/01/2025
MUNDO
Tic-tac para o TikTok…

(Imagem: The Atlantic | Reprodução)

Por mais bizarro que isso possa parecer, a rede social que mais cresce no mundo pode estar próxima de dar adeus aos EUA dentro dos próximos 7 dias.

A Suprema Corte deverá decidir se proíbe o TikTok ao redor dos 50 estados americanos no dia 19, influenciando o scroll de 170 milhões de usuários ativos no país.

📵 Refrescando sua #fyp memória: Há quase um ano, a ByteDance — empresa chinesa dona do app — foi acusada de utilizar o algoritmo do TikTok para espionar os americanos.

Com a acusação, o Congresso dos EUA aprovou um projeto de lei para banir o app do país, caso a ByteDance não vendesse o controle do TikTok nos EUA até o final do ano passado — o que não ocorreu.

Se nada mudar até domingo que vem, o esperado é que o TikTok seja removido das lojas de apps, tornando o acesso impossível para novos usuários e novas atualizações restritas.

  • É menos severo do que foi com o X aqui… Usuários que já possuem o TikTok baixado poderiam usar o aplicativo sem atualizações em seus telefones, já que não haverá nenhuma interferência nas operadoras.

Um grupo formado pelo bilionário Frank McCourt e um dos investidores do Shark Tank americano fez uma oferta formal para comprar o TikTok da ByteDance, que se recusa a dizer que a plataforma está à venda.

Trump, que assume no dia 20 de Janeiro, já disse que pretende adiar o bloqueio como uma das primeiras medidas de seu governo. Ele apostou no TikTok ao longo de sua campanha eleitoral e segue engajado por lá, com quase 15M de seguidores. 

BRASIL
Bolsonaro é convidado, mas, agora, depende de Moraes

(Imagem: UOL | Reprodução)

Nesta semana, o STF, por meio de Alexandre de Moraes, vai decidir se Jair Bolsonaro poderá ou não comparecer a posse do futuro presidente dos Estados Unidos na segunda-feira que vem.

  • O passaporte do ex-presidente foi apreendido pela Polícia Federal em fevereiro do ano passado, na investigação de suposta tentativa de golpe de Estado.

Além de Bolsonaro, também são aguardados os presidentes de El Salvador e da Ucrânia, Nayib Bukele e Volodymyr Zelensky, respectivamente. Independente da liberação de Jair, Michelle e Eduardo Bolsonaro já confirmaram presença.

“Antes da análise [do mérito da solicitação], há necessidade de complementação probatória, pois o pedido não veio devidamente instruído com os documentos necessários”

Essa é a quarta vez que o STF pode negar um pedido de Bolsonaro para reaver seu documento, que já teve três negativas no ano passado.

NEGÓCIOS
Apple quer manter política de diversidade e inclusão

(Imagem: Apple | Reprodução)

Indo na contramão de todas as empresas que estão anunciando o fim dos seus programas DEI (Diversidade, Equidade e Inclusão), a Apple disse que vai manter suas iniciativas inclusivas normalmente.

Por meio de um documento enviado ao mercado, a empresa fundada por Jobs pede aos seus acionistas que votem contra o projeto que pretende acabar com os programas de inclusão, que já existem na Apple há quase 40 anos.

Atualmente, o maior programa de diversidade da companhia é o Diversity Network Associations (DNA), que promove uma cultura de acolhimento e inclusão entre os funcionários.

O desafio pela frente: Mesmo com os programas de inclusão na Apple, um estudo mostrou que negros e hispânicos ainda têm mais dificuldade de alcançarem cargos de liderança do que os demais na empresa.

O pronunciamento da Apple veio depois da decisão da Meta, Amazon, McDonald's e Walmart de excluírem os programas de diversidade e inclusão, suspendendo contratações e treinamentos específicos.

Por falar nisso… Depois de mudar a política de fact-checking no Instagram, Zuckerberg disse que “a cultura corporativa se inclinou para ser uma coisa mais castrada” e que “a maioria das empresas precisa de mais "energia masculina". Assista.

APRESENTADO POR TINTAS CORAL
Instituto Coral: cores que transformaram +de 130 casas na Vila Farrapos, em Porto Alegre

Em comemoração aos seus 70 anos e aos 15 anos do movimento Tudo de Cor, a Coral deu um passo transformador ao lançar o Instituto Coral.

O instituto, que nasceu para potencializar o trabalho social da cor, teve sua primeira grande ação no Rio Grande do Sul, na Vila Farrapos, em Porto Alegre — uma das comunidades mais impactadas pelas enchentes de 2024.

Foram mais de 130 casas revitalizadas, mas muito mais do que camadas de tintas, o Instituto promoveu encontros comunitários, oficinas de técnicas de pintura, treinamentos, mutirões e a doação de 7 mil litros de tinta. 🎨✨

  • Ao apagar a marca d'água deixada pelas chuvas, além de restaurar o visual das casas, o movimento foi capaz de gerar esperança e renovação no coração dos moradores.

Explore mais aqui sobre como o Instituto Coral está levando transformação com cores de alegria e acolhimento. 🖌️

TENDÊNCIAS
Os jovens estão fazendo mais cirurgias estéticas

(Imagem: GIPHY)

Procedimentos estéticos deixaram de ser um luxo reservado para poucos e estão se tornando tão comuns quanto uma ida ao dentista, ainda mais nos países em desenvolvimento, como Brasil, Índia e Indonésia.

O mercado de estética brasileiro aumentou 567% no último ano e, ao contrário do que seu avô poderia prever, os adolescentes estão puxando esse crescimento:

  • O aumento de procedimentos estéticos entre jovens de 13 a 18 anos foi de 141% na última década.

Aliás, 6 em cada 10 jovens querem fazer algum procedimento por influência das redes sociais.

Coincidência ou não, a partir dessa semana, a Meta anunciou que vai descontinuar praticamente todos os filtros da sua plataforma. Hoje, às 23:59, os filtros criados por terceiros — geralmente os que mais modificam o rosto — irão desaparecer.

APRESENTADO POR MOTOROLA
Eles nasceram pra ficar juntos

1. Queijo + goiabada; 2. cachorro + janela aberta; 3. estagiário + cafezinho sem açúcar; 4. celular leve + fone com bluetooth potente.

A Motorola uniu. 😌 O moto g75 5G é ideal porque, além da ultrarresistência militar, não deixa a desejar em nada quando o assunto é tecnologia…

  • Fotos incríveis em qualquer luz — graças ao sensor Sony Lytia —, 5 anos de atualização, tela full HD+ grande, carregador TurboPower™ e bateria que dura até 36 horas e muito mais.

E os leitores do the news, podem levar o moto g75 com o fone moto buds com 15% OFF usando o cupom MOTONEWS — um preço imbatível — clique aqui e aproveite!  🎧

COMPORTAMENTO
A gorjeta está ficando rara entre os americanos

(Imagem: USA Today | Reprodução)

Apesar de não ser obrigatória, o “dar gorjeta” é muito forte entre os norte-americanos. Além da tradicional exigência em restaurantes, as famosas tips são comuns em hotéis, táxis e até cabeleireiros.

Por lá, o que gostamos de dar como trocado aqui representa até 25% do valor dos serviços, mas, de um tempo para cá, as pessoas estão dando menos gorjetas do que nunca.

Dados mostram que um americano médio reduziu sua gorjeta para 15% ou menos nos últimos 6 anos, especialmente nas ocasiões de lazer.

Se você está se perguntando… Economia ruim, pessoas menos generosas

O aumento dos preços, ocasionado pela inflação, foi o principal motivo de redução da benevolência entre os americanos. Pedidos de gorjeta onde historicamente elas não eram esperadas também contribuíram.

  • Aqui no Brasil, a gorjeta geralmente é incluída como taxa de serviço, fixada em 10% do valor da conta, principalmente em restaurantes.

Ainda assim, um quarto dos brasileiros não costuma pagar o valor sugerido, e pede para tirar da conta a gorjeta.

APRESENTADO POR RADIESSE® COLLECTION
Quando me sinto bem na minha própria pele:

Confiança que chama? Quando você toma suas próprias decisões, sem interferência externa, ela começa a aparecer: A sensação de se sentir bem sendo você mesmo.

Essa é a ideia da campanha Be Yourself de Radiesse® Collection, o tratamento com bioestimulador regenerativo¹ de diversos tipos de colágeno e elastina² ³, que promove firmeza² ⁴ ⁵, hidratação⁵ ⁶ e elasticidade⁵⁻⁷.

Clique aqui pra conhecer — e sentir cada vez mais você mesmo.

*Consulte um profissional de saúde habilitado.

ECONOMIA
Tem mais gente morando na rua

(Imagem: g1 | Reprodução)

O número de pessoas vivendo em situação de rua aumentou em 25% no último ano. De acordo com os últimos dados, 327 mil pessoas estão morando nas ruas brasileiras.

Depois da pandemia, o país viu um aumento expressivo no número de pessoas vivendo nas ruas, com um crescimento de 38% entre 2019 e 2022, totalizando cerca de 281 mil pessoas.

De lá pra cá, o crescimento de quase 50 mil chamou atenção e mostra a gravidade do problema, especialmente nas capitais brasileiras. A pasta responsável é do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.

  • O sudeste lidera como região com maior número de pessoas morando na rua, concentrando 63% do total, seguido do nordeste (14%).

  • Entre os estados, SP liderou com quase metade de todos os moradores de rua (43%). Santa Catarina ficou com o oposto, o menor número (10%).

  • Pensando em cidades, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte ocupam o ranking.

Nos últimos anos, alguns espaços públicos também adotaram uma arquitetura menos convidativa, como bancos com divisórias e pinos, para impedir que o uso dessas áreas para descanso ou abrigo. Tal prática é proibida por lei no Brasil.

Curiosidade: O Distrito Federal, reduto de quem cria, executa e “resolve” o problema, é a unidade da federação com maior percentual de moradores de rua com relação à população total, com quase três a cada mil habitantes.

PESQUISA
Será que sua memória é digna de um advogado de Harvard?

No estilo do Mike Ross da série que marcou muitos, veja se você se lembra das marcas que passaram pelo the news recentemente — valendo uma chance de ganhar a canequinha do seu jornal favorito.

HIGHLIGHTS
O que mais para começar a semana?
OPINIÃO DO LEITOR

O que você achou da edição de hoje?

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

RODAPÉ
Fale conosco

🎖️🗞️ Quer ganhar prêmios compartilhando o the news? Clique para indicar.

🆘 Precisa de ajuda com algum problema? Clique para falar com o nosso suporte.

🖼️ Quer anunciar para 1,8M de pessoas? É só clicar aqui.

☕️ Quer ser influenciador do the news? Clique aqui e faça parte da comunidade mais legal do Brasil.

QUEM SOMOS
the news ☕️ 

Mais inteligente em 5 minutos. Somos um jornal gratuito e diário, que tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia bem e informado.

Notícias, de fato, relevantes sobre as principais atualidades do mundo, do Brasil, tecnologia e do mercado financeiro, sempre nessa ordem.

Direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito, sempre às 06:06. É gratuito, mas pode viciar.

até amanhã!