- the news
- Posts
- 18/12/2024
18/12/2024
constância
bom dia. poucas coisas na vida são tão desafiadoras quanto fazer exatamente a mesma coisa todos os dias. dinheiro não compra disciplina.
BRASIL
Câmara aprova primeiro passo da Reforma Tributária
(Imagem: Poder360)
No final do dia de ontem, a Câmara dos Deputados aprovou a primeira parte do projeto que regulamenta a Reforma Tributária, ou seja, a mudança no sistema e nas regras de cobrança de impostos do nosso país.
O texto foi protocolado na Câmara pelo governo em abril. Depois de longas discussões, ele passou pela casa e então foi ao Senado, onde foi aprovado recentemente, mas com mudanças, que retornaram à Câmara para serem avaliadas — uma boa parte foi vetada.
Ok. Mas quais serão as principais mudanças da Reforma? Os pontos-base da mudança é a unificação de 5 impostos em 2.
PIS, Confins e IPI vão virar o CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços)
ISS e ICMS vão virar o IBS (Impostos sobre Bens e Serviços)
Por um lado, a unificação simplifica o processo por ter menos siglas para pagar. Por outro a, unificação faz com que atividades que não pagam alguns dos impostos hoje, agora, paassem a pagá-lo “indiretamente”, uma vez que é imposto unificado.
Por exemplo: Se uma empresa de serviços hoje não precisa pagar ICMS, mas paga ISS, agora, sendo os dois uma coisa só (IBS), pense que ela vai arcar indiretamente com ambos.
No final das contas, juntos, esses dois impostos unificados (CBS e IBS), que vão representar o Imposto sobre Valor Agregado, vão somar uma alíquota de 28% para as empresas.
O pulo do gato é que o imposto é sobre o valor agregado, ou seja, subtrai do que já foi pago aos fornecedores pela matéria-prima do pr — para não haver dupla tributação sobre um mesmo bem.
🍖 Claro que há exceções… Para os dois lados. Enquanto os alimentos de uma cesta básica estão isentos e outros têm descontos em imposto, alguns produtos prejudiciais à saúde ou ao meio ambiente ainda terão o Imposto Seletivo, uma taxação extra.
Próximos passos: Agora, o texto da reforma segue para sanção do presidente Lula, que ainda pode vetar trechos da proposta. Caso isso aconteça, os parlamentares podem derrubar os vetos se discordarem da decisão do presidente.
MUNDO
Mercado de trabalho deixando diploma no segundo plano
(Imagem: Federal Reserve Bank of New York)
Formou = Empregou? Com taxas de desemprego entre recém-formados subindo e empresas cada vez menos interessadas em diplomas, entrar no mercado de trabalho virou o verdadeiro desafio.
Dados recentes revelam que a taxa de desemprego de jovens graduados entre 22 e 27 anos, uma parcela da Gen Z, chegou a 5,3%, o maior índice dos últimos dois anos.
Esse número é mais do que o dobro da taxa de desemprego de adultos formados e a realidade do mercado está distante de ser favorável para esses jovens.
E aí está o X da questão: Até o ano que vem, espera-se que a Gen Z ocupe 27% do mercado de trabalho global, mas com cada vez menos empresas exigindo diplomas, a competição aumenta ainda mais para quem tenta se inserir nesse cenário.
Além disso, apenas 17,6% das vagas publicadas exigem um diploma de nível superior, uma queda significativa em relação aos 20% pré-pandemia, o que mostra que a valorização do ensino superior está em queda.
Big number: A realidade do mercado vai além da falta de oportunidades, impactando direto na experiência universitária, antes vista como passaporte para o sucesso. Para ter uma ideia, as matrículas de calouros caíram mais de 6% este ano comparado com 2023. Não é um número qualquer.
TECNOLOGIA
As AIs estão tomando os nossos empregos
(Imagem: WIRED)
O CEO de uma das principais startups da Europa, a Klarna, disse que sua empresa não contrata ninguém há um ano, já que “a AI está conseguindo fazer todos os trabalhos das pessoas”. Vai com calma, Black Mirror…
A Klarna é uma empresa de pagamentos que permite que as pessoas parcelem suas compras pela internet, sem precisar de um cartão de crédito — lá fora, o parcelamento não é algo tão comum quanto por aqui.
Em março deste ano, a companhia já tinha anunciado um layoff de 25% no seu time global, e que passaria a apostar nas inteligências artificiais.
E por que isso importa? Esse anúncio não é algo inédito: na verdade, é uma tendência que vem acontecendo entre empresas de rápido crescimento, principalmente no setor tech.
A Dell, por exemplo, demitiu mais de 12 mil funcionários esse ano para serem substituídos por AI;
O Duolingo também anunciou um corte de 10% na sua força de trabalho, dizendo que as inteligências artificiais já assumiram as funções dos antigos funcionários.
O futuro está nas maõs teclas da AI? Aparentemente, sim. Uma pesquisa mostrou que, até 2030, 70% das empresas vão utilizar AI no dia a dia. Olhando para os próximos 3 anos, as empresas esperam que 20% dos seus funcionários sejam pessoas que saibam usar a inteligência.
Zoom out: O movimento das AIs substituindo humanos acontece ao mesmo tempo em que a População Economicamente Ativa (PEA) tem diminuído lá na Europa. Aqui no Brasil, para você ter uma ideia, até 2040, o número de idosos deve superar o de crianças pela primeira vez na história.
APRESENTADO POR CLOUDWALK
Um convite da fintech que revolucionou a forma de trabalhar com IA
Enquanto as IAs estão dominando o mundo, ouvimos o mesmo papo de sempre “será que vou ser trocado por robôs?”.
Os números mostram outra coisa: A IA pode criar 97 milhões de novos empregos até 2025, segundo o Fórum Econômico Mundial.
E a CloudWalk — empresa de tecnologia financeira dona da InfinitePay — é pioneira em criar a melhor combinação possível entre humanos e máquinas. Mais de 40 agentes de IA trabalham junto às equipes, e alguns ficaram até famosos internamente…
👱🏼♀️ Bela: realiza vendas pelo WhatsApp com um desempenho similar a 30 vendedores humanos.
👨🏽🦱Correria: já economizou 7 mil horas de tarefas administrativas, abrindo tempo e melhorias nos produtos.
👨🏻👩🏽 Claudio e Aya: resolvem 90% das demandas no suporte ao cliente, liberando o time para atendimentos personalizados.
Quer se juntar ao time e descobrir como IA e humanos podem trabalhar juntos na nova era? Acesse agora a Fiat Lux e veja como a CloudWalk está criando o futuro.
SAÚDE
Wall Street: calculadoras, planilhas e… remédios
(GIF: Tenor)
Os lobos banqueiros de Wall Street já definiram o que não pode faltar no dia-a-dia: planilhas, calculadoras, gráficos e uma receita de Adderall.
Isso porque, para acompanhar as 100 horas de trabalho por semana, a Wall Street está recorrendo à “pílulas mágicas”, que aumentam o desempenho e foco durante a jornada, como o Venvanse e o Adderall.
💊 “Adderall?” O medicamento é comumente prescrito para TDAH, mas vem se tornando um queridinho dos banqueiros que precisam de um aditivo para trabalhar por longas horas. O remédio é classificado como uma droga de Tabela 2, e pode ser comparado a cocaína.
Só que essas pílulas não aumentam só a produtividade no trabalho, mas também os problemas cardíacos de quem abusa do seu uso. Pelo jeito, os banqueiros estão com os BPMs de alguém que correu uma maratona, só que depois de terminar uma planilha.
O número de pessoas que procura remédios para aumentar o desempenho está crescendo da mesma forma que os problemas causados por eles. Para você ter uma ideia, as prescrições de medicamentos para TDAH aumentaram 26% em 10 anos nos EUA.
Esse número se torna ainda mais preocupante quando analisamos as consequências do uso desses remédios. Pessoas que tomam Adderall e outros estimulantes têm 60% mais chance de desenvolver psicose ou mania.
E para completar, a Wall Street também tem outro vício, que até viralizou no Tik Tok: o Zyn, que é basicamente uma bolsinha de nicotina. A Swedish Match, fabricante do produto, confirmou o envio de 385 milhões de caixas para os EUA somente em 2023.
APRESENTADO POR HOSPITAL PEQUENO PRÍNCIPE
Como o seu imposto de renda reflete em um futuro com mais saúde?
É mais simples do que parece. Empresas e pessoas podem contribuir para que isso se torne realidade de forma fácil e sem custos, destinando parte do Imposto de Renda a uma instituição filantrópica de saúde.
Confira as instruções:
Pessoas físicas podem destinar até 6% do seu IR para o Pequeno Príncipe, o maior e mais completo hospital pediátrico do Brasil, até 27/12. Mais informações aqui.
Pessoas jurídicas tributadas pelo lucro real também podem direcionar seu IR para a instituição, que atende 60% dos pacientes via SUS, até 30/12. Saiba como aqui.
Ajude a transformar e salvar vidas: doe agora!
ESPORTES
Vini Jr. é eleito o melhor jogador do mundo pela FIFA
(Imagem: Getty Images)
🇧🇷 O Brasil no topo de novo! Depois de muitas polêmicas com o prêmio da Bola de Ouro dado pela revista France Football há dois meses, o Vinícius Júnior foi premiado ontem pela FIFA como o melhor jogador do planeta na última temporada.
Contextualizando: Desde 1991, a entidade máxima do futebol elege os melhores atletas do futebol mundial, premiando, especialmente, o melhor jogador da temporada. Quem vota são capitães e técnicos das seleções, além de jornalistas e torcedores convidados.
O Vini foi peça fundamental nos títulos do Real Madrid na temporada passada, incluindo a Champions League, marcando 24 gols e dando 11 assistências em 39 jogos.
Why it matters: Esta é a primeira vez que um brasileiro vence a premiação depois de 17 anos, quando o meio-campista Kaká recebeu o troféu. A lista completa conta com Ronaldinho, Ronaldo Fenômeno, Rivaldo e Romário.
Além do camisa #7 do clube espanhol, Marta (gol feminino mais bonito), Gui Gandra (melhor torcedor) e Thiago Maia (Fair Play) foram outros brasileiros premiados na cerimônia.
PS: Se você ama futebol, vai adorar esse podcast. Informação com muita resenha. No ep de ontem, eles falaram sobre o prêmio do Vini, mercado da bola e mais. Clique se quiser ouvir.
Sua curadoria de presentes chegou toda natalina, trazendo só do bom e do melhor dos nossos parceiros. Se quiser colocar os melhores presentes debaixo da árvore, aproveita que não tem erro:
🍷 Taça cheia e bolso feliz… Aqui tem 40% OFF em vinhos de qualidade usando THENEWS40, com entrega no mesmo dia em SP pedindo até 12h.
✨ In my Track&Field era. ✨ Sua melhor versão tá prevista pra 2025, por isso, encontre aqui os melhores presentes pra você e seus amigos fitness.
🎁 Presentão de amigo secreto? Check. Esse Kit Top Sellers da Creamy entrega os favoritos em skincare com 20% OFF.
☕ Dispensa apresentação: Escolha aqui seu kit de cápsulas Nespresso e leve mimos — de chocolates premium aos cobiçados copos baristas.
EDITOR’S PICK
Planos para 2025? Aqui tá o empurrão que faltava
Pode ficar tranquilo que o que vamos te propor aqui não são fórmulas mágicas ou resoluções inalcançáveis.
O que você vai receber com esse projeto gratuito é um passo a passo de como criar um plano real, com ações práticas e hábitos simples.
E o mais importante: nada de “amanhã eu começo”. Você vai começar hoje, se inscrevendo na série Better Tomorrow.
Clica aqui pra receber o primeiro episódio, às 21:00.
SOS ESTAGIÁRIO
A missão do dia é…
O chefe pediu pra descobrir se os leitores gostam de uma bebida específica que dá um boost na energia, além do café sem açúcar. Responde aqui pra salvar o dia do estagi — e quem sabe o seu também. ☕⚡
OPINIÃO DO LEITOR
O que você achou da edição de hoje? |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
🎖️🗞️ Quer ganhar prêmios indicando o the news? Clique para indicar.
🆘 Precisa de ajuda com algum problema? Clique para falar com o nosso suporte.
🎟️ Quer anunciar para 1,5M de pessoas? É só clicar aqui.
🧇 Quer ser creator da waffle? Clique aqui e faça parte da comunidade mais legal do Brasil.
the news ☕️
Mais inteligente em 5 minutos. Somos um jornal gratuito e diário, que tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia bem e informado.
Notícias, de fato, relevantes sobre as principais atualidades do mundo, do Brasil, tecnologia e do mercado financeiro, sempre nessa ordem.
Direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito, sempre às 06:06. É gratuito, mas pode viciar.
até amanhã
Sempre chegamos à sua caixa de entrada por volta das 06:06. Alguns servidores de e-mail são teimosos e atrasam…
Outros são piores ainda e nos jogam para o spam e/ ou promoções. Sempre que não nos encontrar na caixa de entrada, procure nessas duas.
powered by